1001 Classificados

OUTUBRO ROSA É TEMA DE PALESTRA PROMOVIDA PELA 7ª CIRETRAN DE PEDREIRAS


A 7ª CIRETRAN - Circunscrição Estadual de Trânsito Regional Pedreiras, promoveu uma palestra no próprio órgão proferida por profissionais de saúde sobre a campanha "Outubro Rosa" que é o mês de prevenção e combate ao câncer de mama também em todo o Brasil. Estiveram presentes além de funcionários, algumas autoridades que destacaram a importância da campanha e a iniciativa do órgão em levar informações e esclarecimentos sobre o assunto.
Campanha outubro rosa: afinal, de onde ela veio?
Provavelmente, você já ouviu falar sobre a campanha Outubro Rosa, que acontece todos os anos, não apenas no Brasil, mas também em várias partes do mundo.
Mas você sabe qual foi o ponto de partida? De onde surgiu a ideia? Sabe o motivo de essa campanha ser tão importante?
Todo o movimento teve início nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque, em 1990. A Fundação Susan G. Komen for the cure promoveu uma corrida para arrecadar dinheiro e também informar e alertar sobre o câncer de mama.
Todas as pessoas que participaram da corrida usaram um laço rosa na altura do peito. Hoje, ele se tornou o símbolo do movimento.
A partir de então, a corrida acontecia normalmente todos os anos, até que, em 1997, outras cidades do país aderiram à campanha.
Foi assim que outubro ficou conhecido como o mês do câncer de mama e deram o nome de Outubro Rosa ao movimento.
O primeiro vestígio da campanha Outubro Rosa em terras brasileiras foi no ano de 2002. O Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante o mês.
Essa iniciativa partiu de um grupo de mulheres que queriam trazer o movimento para o Brasil e se uniram a uma empresa europeia de cosméticos.
Na terceira semana de maio de 2008, em comemoração ao dia das mães, foi iluminada de rosa a Fortaleza da Barra, em São Paulo, para lembrar às mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.
Em outubro do mesmo ano, diversos locais tiveram os seus monumentos coloridos por uma luz rosa. Foi o caso, por exemplo, do símbolo mais conhecido do Rio de Janeiro: a estátua do Cristo Redentor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.