1001 Classificados

COM SAÚDE MUITO DEBILITADA, MORADORA PEDE AUXÍLIO DO MUNICÍPIO DE PEDREIRAS, MAS NÃO É ATENDIDA.


Janaina Ivone da Silva, moradora da Travessa Palmeirinha, concedeu uma entrevista à equipe do Tribuna 101, acerca de uma situação preocupante que vem passando, em relação à sua saúde. Após relato durante o programa Tribuna 101, Vanusa Lima, assistente Social do TDF (Tratamento fora do Domicílio) também se pronunciou sobre o caso, visto que foi citada por Janaina.  


Em entrevista, a mulher vem tentando conseguir desde 2017, por conta de uma lesão no ombro, uma consulta com um infectologista através do Município, já tendo dado entrada duas vezes através do TFD.   

Janaina disse “Um dia a Vanusa mandou um recado através da agente de saúde, que minha consulta ia ser marcada para o dia 19, mas eu disse que não podia, pois estaria operada e internada. Aí ela disse que iria resolver, mas até agora nada” 

Janaina Ivone da Silva.

No dia 08/01/2020, ela consultou com um dermatologista, e protocolou novamente um pedido para a consulta com um infectologista. A situação se agrava a cada dia passado, tanto é, que Janaina relatou estar em estado febril. 

Através de muita ajuda de populares, Janaina conseguiu fazer a biópsia através de consultório particular, e encaminhou ao laboratório. A mulher afirmou que nunca conseguiu nenhum serviço pelo Município de Pedreiras, e ainda disse  
“Quando eu fiz a primeira cirurgia, e fui no serviço Social, a única enfermeira chefe que fazia algo por mim era a Edinete, mas ela saiu do cargo. A senhora Vanusa Lima me mandou foi trabalhar! Agora eu pergunto, como uma pessoa que está com 17 embaixo do braço e 22 dias de operada pode trabalhar? O pessoal me disse que ela era muito humana, mas comigo não foi” 

Janaina afirmou que o Serviço Social de Pedreiras raramente vai até sua residência oferecer algum auxílio. Ela pede para que uma providência seja tomada rapidamente, visto que não tem condições de pagar e seu estado de saúde está se agravando.  

Ela inda afirmou “Assistência do Município nada. Oque eles fizeram um dia desses, porque fiz um empréstimo, cortaram o bolsa família. Eu podia comprar um remédio fiado com esse auxílio, e depois de muita insistência eu recebi esse mês R$ 137.” 
  
REPOSTA: VANUSA LIMA  

Vanusa Lima.

Vanusa afirmou ter o conhecimento do caso da Janaina, e, quando ela não pode comparecer na primeira consulta (por estar operada), a mulher teria voltado para o início da fila do SUS, por ter perdido a consulta, tendo que recomeçar todo o procedimento novamente (com um prazo de 90 dias para entrar novamente). 

Vanusa mandou o processo para o CEMARC (Central de marcação de consultas e exames) em janeiro o processo da Janaina, e disse “Estamos no aguardo. Infelizmente não temos o poder de escolher a data e o dia, mas como ela perdeu a consulta, está novamente na lista espera para a consulta com o Infectologista” 

Segundo Vanusa Lima, em relação ao agravamento do estado de saúde da Janaina, as providências que podem ser tomadas para agilizar o atendimento, é fazer uma reclamação na ouvidoria do CEMARC.  

Em relação a acusação feita por parte de Janaina, em que a mesma afirma que Vanusa a mandou ir trabalhar, a assistente social disse que foi um mal-entendido.  

Vanusa Lima afirmou “Em 2017, quando eu trabalhava na secretaria de assistência, ela solicitou uma cesta básica, e eu fui fazer a entrega. Quando estava conversando com Janaina, ela me relatou vários problemas. Na época agente estava colocando o nome de algumas pessoas pra trabalhar, e eu tive a iniciativa de colocar o nome dela, e fui conversar com a Janaina. Mas ela se sentiu muito chateada, achando que estava a mandando trabalhar.” 

Vanusa afirmou que só queria tentar ajudar, visto que os assistentes sociais tem o dever de tentar auxiliar aqueles que se encontram necessitados, não somente na cesta básica, mas na conquista do espaço e estar se mantendo com as próprias pernas. Ela ressaltou não ter a intenção de ofender, mas somente ajudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.