1001 Classificados

ENTREVISTA | SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PEDREIRAS ESCLARECE SOBRE PARALISAÇÃO DE SERVIÇOS E PROGRAMAS.

Secretária Sabrina Geneff

Na manhã dessa quinta-feira (21), a equipe do Tribuna 101 entrevistou a Secretaria de Assistência Social de Pedreiras, Sabrina Geneff Silva, acerca do questionamento que uma ouvinte e leitora do blog fez cerca sobre a padaria e cozinha comunitária. 

De acordo com Sabrina, a secretaria de assistência social não recebeu nenhuma padaria, não havia como funcionar, pois, a instituição não tem recursos próprios para se manter uma. Em relação à cozinha, a secretária tentou colocar em dias e seguir com o projeto, e de fato foi servido alimento até dezembro de 2018 para somente moradores de ruas usuários de drogas que ficam geralmente pelo mercado central de Pedreiras. Mas também por questão de recurso, no começo de 2019 a cozinha também teve de ser paralisada pois a secretaria não podia mante – la com fundos próprios.

Todavia, a população em carência extrema de Pedreiras não podia ficar sem auxilio, logo, a alternativa buscada por Sabrina foi se dirigir à São Luís para falar com secretária adjunta do estado de segurança alimentar, e através disso foi fechado uma parceria com o restaurante popular para ceder alimentos somente para moradores de rua em vulnerabilidade extrema por conta do uso de drogas, porém, é estabelecido condições para tais pessoas recebam os alimentos, dentre elas, é a frequentação no CAPS desses usuários.

Ou seja, a comida está sendo usada como artifício para que os moradores de rua adentrem e frequentem o CAPS e assim estabeleçam o tratamento contra as drogas e possam ser reincididos na sociedade. Através das senhas que secretaria de assistência conseguiu, os alimentos serão levados para os moradores comerem no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para assim tais usuários de drogas passem mais tempo na instituição em tratamento, pois eles são resistentes em dar continuidade à terapia. 

Em relação ao recebimento dos equipamentos para a cozinha, Sabrina esclareceu que o Governo Atual do Prefeito Antônio França não recebeu nenhum. Por conta disso, a cozinha foi montada de forma muito simples, e por isso nunca foi de fato uma cozinha comunitária com todos os instrumentos, mas que podia servir comida não somente para os moradores de rua, como também os lanches oferecidos nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, e somente no ano de 2019 que de fato a cozinha serviu somente para os programas de assistência social, que infelizmente, tiveram que ser finalizados um pouco mais cedo, no caso, em outubro. 

Sabrina ressaltou que tem consciência que o serviço de assistência social no meio de convivência é contínuo, todavia, devido ao grande número de recursos atrasados do governo federal, não somente no Município de Pedreiras, como também de vários outros, vários CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência) tiveram que ser fechadas. Ressalva que as unidades dessas instituições em Pedreiras não foram fechadas, todavia, tiveram que paralisar um pouco os serviços de convivência, mesmo servindo mais de 700 crianças, adolescentes e idosos nesses programas.  

Tais senhores de idade e outros necessitados estão carentes do centro de convivência desde 30 de outubro devido à essa paralisação. A secretária esclareceu ainda que os salários dos servidores dos serviços de convivência em atraso, pois nesse mês de novembro, caiu somente uma única parcela referente a setembro. O Prefeito Antônio França se comoveu com a situação, fez uma contrapartida Municipal juntamente coma secretária de financias, para que secretaria de assistência colocassem os salários dos servidores em dia, o que será feito terça-feira.   

Em relação aos equipamentos da padaria comunitária do Município de Pedreiras, Sabrina esclareceu que eles estão guardados na secretaria localizada na Praça do Jardim, no Centro de Pedreiras. Ela avisou ainda, que devido a tal política de contensão de gastos, a secretaria de assistência e o PAA Leite serão transferidos para a sede Castelo de Leicam. Na Praça, continuarão o Cadastro único e a Casa do Conselho.  

Sabrina disse que está lutando juntamente com o governo federal, todos os gestores do Maranhão da secretaria de assistência Social e CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) na conferência democrática realizada em Brasília, para que esses recursos sejam realocados para o ano de 2020, para que haja assim algum orçamento na secretaria de Assistência Social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.