1001 Classificados

ENTREVISTAS | 2ª EDIÇÃO DA AÇÃO FEDERAL É REALIZADA EM TRIZIDELA DO VALE.



Nessa sexta-feira (29), foi realizada no Auditório Municipal Dr. Kléber Carvalho Branco, no Bairro Aeroporto em Trizidela do Vale, a grandiosa “Ação Federal”. O evento contou com a presença de vários órgãos do Governo Federal com intuito de atender algumas reinvindicações das prefeituras. A equipe do Tribuna 101 esteve no local entrevistando várias autoridades que marcaram presença na solenidade.  
O evento teve início às 9h00Min e teve a participação da idealizadora da Ação Federal no município, a superintendente da Funasa - MA, Maura Jorge; O senador Roberto Rocha; O Prefeito deTrizidela do Vale anfitrião do evento, Fred Maia; O superintendente da CONAB, Francisco Cisny; O superintendente da CODEVASF, Jones Braga; O superintendente do Ministério do Trabalho, Álvaro Veloso; O gerente executivo do INSS, Cayus Matias, O prefeito de Esperantinópolis Aluisinho; O Prefeito de São Luis Gonzaga, Dr.Junior; O  prefeito de Lima Campos Jailson Fausto; O presidente da câmara de vereadores de Trizidela do Vale, Francisco Martins e o prefeito de Poção de Pedras Junior Cascaria que juntos formaram a mesa de honra do evento. 

Dentre as personalidades, o Prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia disse estar muito satisfeito tanto com a participação da população quanto de todas as outras autoridades. Ele ressalvou a possibilidade de mostrar a todos que a cidade de Trizidela do Vale tem estrutura o suficiente para receber qualquer evento, seja ele Municipal,   
O Senador Roberto Rocha explicou que é essa é mais uma ação que está sendo feita em todo Maranhão, que possibilita aproximar os Órgãos Federais da Sociedade Civil, para que esses mesmos possam conhecer de fato os mecanismos de funcionamento e assim busquem os recursos Públicos Federais. Roberto Rocha explanou ainda que tem destinado verbas para a região para que sejam usados em futuros projetos, como a reforma do Mercado Central, uma nova ponte que liga Pedreiras a Trizidela do Vale, assim como uma avenida de contorno para diminuir o tráfico pesado de veículos da região. O senador ressalvou que já foram conseguidos 1,5 milhão de recursos para a reforma do mercado, no qual, já foram destinados 700.000 mil para a conta do governo de Pedreiras, assim como equipamentos através da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para produtores rurais e pescadores. 

O representante do Órgão Federal INSS, Cayus Matias esclareceu acerca do tão requisitado Médico Perito para região. Segundo ele, o quadro de Médicos no Maranhão é pequeno, e de acordo com a explicação, com a medida provisória 871, os médicos tem a possibilidade de carreira fora do INSS, ou seja, tais profissionais não são mais pertencentes ao instituto, não sendo mais responsabilidade do mesmo gerir os médicos. 
Todavia,  Cayus Matias explicou que Pedreiras está sendo incluída em um programa de compensação muito atrativa para os médicos. Tal programa irá trazer esses profissionais de outras cidades de forma regular para fazer perícias acumuladas, não será permanente, mas segundo o gerente administrativo do INSS, terá uma boa periodicidade. Esse projeto está previsto para começar no começo de 2020, porém, tudo depende da inclusão do orçamento.  

O diretor do Sistema Cidade de Comunicação, Klebinho Branco também esteve no local e destacou a fundamental importância de receber autoridades como o Senador Roberto Rocha, para que assim possam ser discutidos soluções para alguns problemas. Klebinho ressaltou ter o intuito de dialogar com o Senador a respeito da solicitação que foi feita no sentido de transferir a administração da barragem Rio Flores para CODEVASF, sendo essa uma oportunidade única para que essa mensagem seja revigorada. 

O superintendente da CONAB, Francisco Cisny, divulgou no evento os programas e institucionais oferecidos pela Campanha Nacional de Abastecimento (Conab), dentre eles a aquisição de alimentos de agricultura familiar (PAA), programa de Subversão ao Extrativismo, programa Vendas em Balcão, que procura colocar o milho em grãos em preço mais atrativo para o pequeno criador. O superintendente ressaltou a satisfação em transferir todos os portifólios da CONAB para todos os moradores da região. 

O superintendente do Ministério do Trabalho do Maranhão, Álvaro Veloso, ressaltou o prazer de representar o Ministério do Trabalho na Ação Federal, no qual através dela, estavam sendo oferecidos benefícios para a população, como a emissão da Carteira de Trabalho, seja primeira ou segunda via. 
Em relação a eminências do fechamento do Órgão do Ministério do Trabalho no Município de Pedreiras, o superintendente relatou que visitou o local, e chegou a conclusão que soluções a curto prazo precisam ser tomadas imediatamente por conta da precariedade que o Órgão vem passando, e que a situação será resolvida em breve.    
Dr. Jones Braga, superintendente da CODEVASF, exclamou a alegria de estar participando da Ação Social no Município de Trizidela do Vale e destacou a importância de tal projeto para unificar mais os órgãos para serem oferecidos melhores condições para a sociedade Civil, pois segundo o superintendente Jones Braga, cada estrutura do Governo Federal que tem sua representatividade no Maranhão por muitas vezes trabalha de forma isolada. 

Alan Ramalho, representando a Fundação Cultural dos Palmares, destacou a grande importância em tratar das questões quilombolas no evento, pois são contabilizadas muitas unidades de quilombos nos 22 municípios da região. Alan ressalvou tratar de políticas públicas para unidades quilombolas, visando explicar como as Prefeituras e Órgãos podem acessar e ajudar na celeridade das questões dos Quilombos, e sobretudo para que possam participar de mais programas.   
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.