1001 Classificados

MARANHÃO | GOVERNO FEDERAL REÚNE COM SEINC PARA DEBATER NOVO MERCADO DE GÁS.


O secretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (SEINC), Simplício Araújo, esteve no Ministério da Economia apresentando proposta com o objetivo de viabilizar gás natural para a indústria e uso veicular, a partir de um poço no povoado Morada Nova, em Bacabal. 

Na oportunidade, foi explanado ao secretário Simplício sobre as vantagens que o Maranhão terá com o avanço da proposta da SEINC, que diz respeito a pontos como o plano Mansueto, a uma melhor pontuação para receber recursos previstos em Propostas de Emendas Constitucionais em tramitação no congresso e na melhoria de posições nas notas de crédito para empréstimos internacionais. 

A equipe técnica do Ministério da Economia, que reuniu com o Secretário Simplício Araújo, é chefiada por Alexandre Manoel Angelo da Silva e foram abordados ainda pontos como os desafios regulatórios e concorrenciais, Dowstream e Upstream com suas atuais situações e as suas perspectivas, distribuição e comercialização, agências regulatórias estaduais e suas práticas, transporte e verticalização. 

A reunião demonstrou a convergência entre a proposta do Governo Flávio Dino, apresentada pela SEINC, e a proposta do Governo Federal, construída pelos Ministérios de Economia e de Minas e Energia. 

“Com a abertura do mercado de gás natural no Maranhão, teremos a vantagem de oferecer mais possibilidades de uso deste importante recurso natural, que atualmente só é usado para a geração de energia elétrica, dando mais vantagens competitivas às empresas já instaladas no Estado e atraindo mais indústrias, além de possibilitar o uso do gás veicular, que é totalmente inviável com a atual legislação e regulamentação”, disse Simplício Araújo. 

Mais ações 
Recentemente, o Governo do Estado por meio da SEINC e Eneva, que produz gás natural no Estado, assinaram um termo de cooperação para ampliar a produção de gás natural no Maranhão, visando garantir o uso para indústrias e veículos, em especial transporte de passageiros. 

Atualmente, o gás natural produzido no Maranhão é utilizado para geração de energia elétrica, no complexo termelétrico da empresa, instalado em Santo Antônio dos Lopes. 
O Governo do Estado está em fase de elaboração de uma lei estadual que reestrutura a comercialização do gás natural, que será enviada para a Assembleia Legislativa. O investimento da empresa será de R$ 90 milhões, que inclui a construção de cluster. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.