1001 Classificados

ENTREVISTA | COORDENADORA DO PROGRAMA SAÚDE DA MULHER MUNICIPAL ESCLARECE SOBRE REPASSES PARA GESTANTES.


A equipe do Tribuna 101 entrevistou nessa terça-feira (11), a coordenadora do Programa Saúde da Mulher Municipal, Marina Santos, acerca do Programa do governo do Estado “Cheque Cesta Básica Gestante” e seus repasses financeiros.  

Marina enfatizou primeiramente que o referido programa não contempla todas as mulheres do município, mas somente aquelas cadastradas com até 12 semanas de gestação, renda salarial de até um salário mínimo e residente do Estado do Maranhão, além de ter o O NIS (Número de Identificação Social}, porém todas as mães são cadastradas no “Sistema Mãe Maranhense”. 

Marina afirmou que o repasse financeiro das parcelas do programa são de competência do Governo Estadual, pois o Município tem a responsabilidade somente de fazer o acompanhamento pré-natal de todas as gestantes, sendo ela contemplada ou não, ofertar que elas tenham acesso à exames laboratoriais, ultrassonografia e testes rápidos, tanto no primeiro quanto no terceiro trimestre. Conforme o comparecimento às consultas, é feito o monitoramento através das fichas preenchidas e logo após é repassado ao Governo Estadual. 

Caso a gestante deixe de comparecer às unidades que são cadastradas, Marina disse: “O programa contempla seis consultas de pré-natal enquanto ela estiver gestante, mais três consultas pós-parto. Porque que a gente sempre deixa bem claro para a gestante que ela pode receber até 900? Porque ela tem 06 consultas pré-natal, mais 03 consultas pós-parto, uma falta que ela tenha em uma dessas consultas, é uma parcela que ela vai perder. 

A coordenadora afirmou que existe um período adequado para comparecer às consultas, sendo que equipe de estratégia de saúde da família que acompanha a grávida, orientam e registram no cartão de gestante, o período que ela deve retornar para fazer uma consulta subsequente, para que assim não perca a parcela.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.