1001 Classificados

ENTREVISTA | COORDENADOR DE ENDEMIAS DO MUNICÍPIO DE PEDREIRAS FALA SOBRE ÍNDICE DO AEDES AEGYPTI.


Nessa quarta-feira (12), a equipe da tribuna 101 realizou uma entrevista com o coordenador de Endemias do Município de Pedreiras, João Andreza, aonde foi abordado o resultado acerca do LIRAa (Levantamento Rápido de índices para Aedes Aegypti), assim como os cronogramas dos bairros aonde houveram os maiores índices.  


Segundo João, o percentual desse ano atingiu a marca de 3.07, ou seja, teve um número menor que resultados anteriores. E consequentemente, um risco menor. Todavia o coordenador afirmou que está intensificando as atividades como se houvesse um índice maior, para que assim, as chances de a doenças como Dengue, Zika e Chikungunya proliferar-se serem mais diminuídas. 

Dentre os bairros que tiveram um número elevado de casos de larvas registrados, estão: São Francisco, Engenho, Goiabal e Vila das Palmeiras, sendo esses três últimos, encontradas em sua maioria dentro de pneus. 

Além de intensificar as ações, outra medida adotada foi uma parceria com a vigilância sanitária, no qual, após as denúncias chegarem ao departamento de epidemias, uma equipe é enviada ao local, e após constatar a veracidade da informação, uma ação conjunta é realizada, notificando o morador para que o mesmo limpe seu quintal, quando for necessário.  

Antes de tudo, LIRAa é um programa do Ministério da Saúde, no qual é realizada uma pesquisa com as larvas encontradas dentro de qualquer recipiente dentro da residência, após a coleta, a larva é examinada, ela entra para o registro da estatística. O índice é muito seguro, aonde são feitas previsões pelo próprio Ministério através do LIRAa para saber se a doença vai ou não aumentar.  


MARCOS VALE 


Marcos Vale, que está coordenando as ações realizadas pelo departamento de Epidemias de Pedreiras, afirmou que o trabalho será intensificado principalmente nos bairros aonde tiveram maior índice de casos registrados.  

Em regime de mutirão, algumas ações, em parceria com as estratégias de saúde da família, já foram desenvolvidas no Bairro Engenho, juntamente com os agentes de saúde e os demais profissionais, com o objetivo de identificar e destruir possíveis focos.  

Ontem (11), foi realizada um mutirão no Bairro São Francisco, e há outros já marcados para os bairros Goiabal e Vila das Palmeiras.  
Marcos afirmou que o departamento está em parceria com a vigilância Sanitária, para notificar também os terrenos baldios aonde são encontrados lixos, ou recipientes aonde a larva pode se desenvolver. 
O prazo para ser realizado a limpeza na área é de 08 dias, após isso, a vigilância retorna ao local para checar o cumprimento do termo. Até o momento, todos os terrenos notificados foram limpos.  

Também foi citado uma parceria com o Programa de saúde na escola, aonde são realizadas ações de educação, com o objetivo de conscientizar os jovens, para que esses possam prevenir focos de doença em sua residência e vizinhança. 

Sobre uma ação outrora desenvolvida pelo Departamento de Endemias, em que materiais que tinha um maior risco de acumular água parada poderia ser trocados por brinquedos, Marcos afirmou que não existe mais, visto que tal ação na verdade estava incentivando as pessoas a guardarem mais objetivos para trocarem por um maior número de prêmios, ou seja, o risco da doença aparecer, na verdade aumentava. 

Por fim, Marcos disse que apesar de o Departamento estar intensificando seus trabalhos para prevenir o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypt, a população também deve ser consciência e manter seus recipientes, quintais, terrenos limpos, principalmente poque a região vem passando por um período chuvoso, aonde o risco de doença aumenta.  

A cidade de Pedreiras está sob controle. Marcos disse “O índice de 3.07 é histórico, ano passado nesse mesmo período estava bem mais elevado, no sinal vermelho. Hoje está no amarelo por conta das ações intensas, mas continuaremos avançando para chegar ao sinal de verde. Não é porque o resto do Brasil está com a dengue explodindo, que Pedreiras vai ter que seguir o mesmo ritmo” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.