1001 Classificados

ENTREVISTA | SECRETÁRIA DE SAÚDE DE TRIZIDELA DO VALE, DÁ ESCLARECIMENTO SOBRE FALTA DE ATENDIMENTO PARA JOVEM COM INFECÇÃO NO OUVIDO.


Arilene Oliveira


Recentemente, foi noticiado pelo Blog do Tribuna 101, uma situação difícil que uma mãe vem passando por conta da saúde do seu filho, que tem uma grave infecção do ouvido. A moradora não está conseguindo a cirurgia necessária através do TFD (Tratamento Fora do Domicílio). A Secretária de saúde do município de Trizidela do Vale, Arilene Oliveira concedeu uma entrevista, nessa quinta-feira (06), e deu um esclarecimento quanto a situação.  

A secretária disse, de uma forma bem sincera, que é uma situação muito triste, pois a secretaria está fazendo tudo ao seu alcance para disponibilizar a cirurgia, todavia, mesmo o caso sendo encaminhado para o Estado do Maranhão, para que esse conceda o Profissional necessário (no caso, um cirurgião pediátrico) para atender o jovem, esse último não está disponível pra realizar tal serviço.  

Arilene afirmou que se sente de mãos atadas, visto que a secretaria a de saúde não tem recursos financeiros o suficiente para realizar tal procedimento cirúrgico de alto valor, e não há profissionais disponíveis que disponibilizam tal serviço através do Estado. 
Cabe agora aos Secretários Estaduais e Gestores Regionais se reunirem para pensar em uma solução para o problema, visto que há uma comissão inter-gestora justamente para resolver tais situações de referência e contra-referência. 

Arilene disse que há um grande problema com as políticas de saúde do Estado em si, e que não está existindo um serviço que atenda a demanda de cidadãos necessitados, como por exemplo, o caso desse jovem que vem tentando há mais de três anos conseguir uma cirurgia, porém até o momento, não houve retorno.  

Você pode conferir a matéria completa com da própria sobre a situação do rapaz, acessando o link abaixo: 

A secretária afirma que é angustiante ver tal situação acontecendo, e não poder fazer nada, visto que há limitações no poder da secretaria de saúde. Arilene afirma que todas as vezes que a mãe do jovem deu entrada, foram feitos os procedimentos certos de encaminhamento, porém, não há profissionais, e nem sequer previsões de quando haverá.  

Arilene faz um apelo aos políticos e responsáveis pela saúde pública do Estado, para que encontrem uma solução, quanto aos profissionais e os materiais necessários para realizar os procedimentos cirúrgicos.  

A secretária afirma “Há como resolver por outras fontes, como dizem por cima, por amizade ou política, mas não acho certo. Não é assim que a coisa tem que ser resolvida, porque enquanto a Arilene, como secretária, consegue uma cirurgia dessa, tem outra pessoa necessitando mais ainda, talvez até por mais anos. Então vejo isso como uma solução, e sim aumentar mais o problema. Não estamos brigando por hospitais, porque temos estrutura de grande porte, mas está faltando realmente sentar, e qualificar o corpo que vai atender, ou dá atenção aos materiais, porque a maioria dos hospitais nos alegam dizendo que não tem materiais.” 

Arilene afirma que continuará tentando de forma contínua resolver o problema do jovem.  

Quanto a reclamações em relação a falta de exames de Eletrocardiograma e Ultrassonografia, a secretária explicou que os Eletros são por falta do próprio aparelho, que está danificado. Ela tem esperança que com a inauguração do hospital do Município, tais equipamentos possam ser disponibilizados. E no que se refere aos ultrassonografistas, irão retornar à partir do mês de março normalmente. Enquanto isso, a cidade de Pedreiras concede o suporte necessário nesses exames.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.