1001 Classificados

APÓS RECESSO, CÂMARA DE VEREADORES DE PEDREIRAS RETORNA COM SEUS TRABALHOS.


Na manhã dessa sexta-feira (07), após o recesso, a câmara de vereadores da cidade de Pedreiras retorna com seus trabalhos. A equipe do Tribuna 101 esteve no local entrevistando as autoridades presentes na sessão, confira abaixo: 

O Presidente da Câmara, Bruno Curvina, afirmou que volta para a casa legislativa com prazer, no qual, esse é o último ano de mandato que ele está a frente da câmara. Na sessão, foi feito um resumo de todos os trabalhos feitos pelos vereadores afim de melhorar a vida da população Pedreirense
Bruno afirmou que durante o mandato foi possível fazer inúmeras visitas aos moradores, e ver o quanto de necessidade eles passam e como a cidade em si está reagindo ao mandato, que segundo o Presidente, esse mesmo está sendo muito difícil, pois a interação entre o Poder Executivo e o poder Legislativo está sendo muito baixa. 

Bruno Curvina Afirma: “Parece que nosso Prefeito não foi vereador, ele passou por essa casa, mas parece que de nada serviu, porque simplesmente ele não dá atenção para a Casa Legislativa”  
O presidente citou que vários requerimentos foram ignorados pelo Prefeito, como por exemplo em relação à defasagem salarial, no qual foi feito um projeto de lei para conceder um reajuste aos funcionários da câmara de vereadores, no qual, o Município não teve a necessidade de apreciar, porém, essa mesma foi promulgada.  

Em relação à ponte do Matadouro, Bruno Curvina esteve no local juntamente com o Secretario de Infraestrutura do Município, Francisco Sergio, no qual foi afirmado que apenas um conserto no aterro seria necessário, porém o Presidente solicitou um laudo técnico sobre essa questão, pois ao seu ver, oferece um grande risco para a comunidade.  

Outro ponto citado pelo Presidente, foi um projeto de lei que visa a transparência pública. No caso, toda empresa que ganha uma licitação para realizar uma obra no Município, terá que obrigatoriamente colocar a placa informando os dados referente à construção, assim como se essa mesmo for parada, também terá que ser colocado a placa informando o motivo da paralisação (Um exemplo disso, seria o caso dos bloquetes do Bairro Maria Rita, no qual não houve resposta à casa legislativa sobre o motivo da interrupção da obra). Caso não feito, a empresa responsável estará sujeita à multa de 2% do valor da obra aplicada.  

Em relação à mudança no horário das sessões na câmara de vereadores, o Presidente afirmou que já houveram várias tentativas de encaixar um melhor horário para que as pessoas possam acompanhar e estar presentes na Casa durante as sessões. E, em decorrência do ano político, foi resolvido mudar de sexta para segunda-feira na parte noturna, no qual a população não está no horário de trabalho, e pode assim comparecer à câmara.  
Bruno explicou que as sessões podem ser acompanhadas também através do Instagram e do Facebook da câmara de Vereadores. 

Já a vereadora Ceiça, durante o uso da Tribuna, afirmou que a cidade não tem gestor. À respeito disso, ela disse que quando os pedidos da câmara não são atendidos e o poder legislativo não é respeitado, o Município não tem Prefeito, e sim somente uma pessoa ocupando a pasta.  


Ceiça disse que essa é uma situação triste, visto que muito dos requerimentos não foram atendidos, e pouca coisa foi providenciada. A veadora revoltou-se a falar que o imposto pago pela população deveria ter retorno, mas não há, visto que a cidade está com as estradas vicinais em péssimas condições (e agravou-se ainda mais por conta do período chuvoso que a região vem passando), pontes não feitas, buracos por todo o Município, além de várias escolas sem ambiente e merenda adequada.  

No que se refere à tais reclamações sobre o Poder Executivo, o vereador Aristóteles Sampaio afirma entender a razão da revolte, visto que muitas coisas vêm sendo cobrada por parte da Casa Legislativa, mas está havendo uma falha de comunicação com o Poder executivo de Pedreiras. Ele espera que dias melhores para cidade venham.  


Aristóteles, porém, disse que alguns requerimentos foram feitos, como o asfalto da Rua Messias Filho, Rua Cajueiro, e Rua Santa Rita que já apresenta problemas, todavia, já está sendo cobrado providências quanto a isso para Gestão Pública do Município. Por fim, o Aristóteles desejou um 2020 de muitas realizações para todos os vereadores.  


Já o Vereador Jotinha afirmou que a sessão realizada foi muito boa, aonde foi debatido a questão das críticas à casa Legislativa através das redes sociais.  
Jotinha disse “Ao invés de criticarem, acompanhem o trabalho feito pela câmara. É triste ver uma sessão ser realizada sem nenhum cidadão presente”  
O vereador disse que muitos projetos de leis foram aprovados, como a legalização da classe dos taxistas, com 90% dessa mesma com carros novos. E em relação à classe dos professores, foi aprovado o projeto de unificação dos cargos, sendo a primeira cidade do Estado do Maranhão a realizar tal projeto.  

Já o Vereador Sergio Profiro, questionou que as licitações destinadas não somente ao Carnaval, mas também os eventos festivos da cidade, são sempre ganhadas pelas mesmas duas empresas desde 2017. Sergio disse que isso seria “Carta Marcada” e levará ao conhecimento do Ministério Publico, visto o alto custo (R$ 680.000 Reais), assim como por ser justamente esse o trabalho do vereador, a fiscalização. 


Na situação, o vereador Didi relatou ter ficado abismado com a situação que a rua José Ribeiro se encontra, no qual, teve muita dificuldade em passar de caminhão, devido a falta de infraestrutura. Didi pede para que a Prefeitura de Pedreiras dê mais atenção para as ruas Luís Melo, Rua da Mangueira, Rua Beira Rio, Rua da Cerâmica e atenda os pedidos da população para a melhoria da infraestrutura dos locais. 

Já o Vereador Elcinho entrou com um projeto de Lei para que a Quadra de Esportes do Bairro Matadouro tenha o nome do Lider Esportivo, José Euclides de Sousa Alemão cordeiro, que muito fez pelo esporte da região, e deve ser lembrado através dos anais da história do Município.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.