1001 Classificados

14 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

Dia Nacional da Alfabetização é comemorado desde 14 de novembro de 1966, criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.
A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.
A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.
O Maranhão é o estado com a segunda maior taxa de analfabetismo do país, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2017. Os dados divulgados em maio desse ano de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que mais de 851 mil maranhenses não sabem ler e escrever um bilhete simples.
Mas segundo a Secretaria de Educação do Estado, as estatísticas vem diminuindo. Em 2014, a taxa de analfabetismo no Maranhão era de quase 20%. Em 2017, esse número era de 16,7%, de acordo com dados do IBGE. Em números absolutos, isso significa cerca de 110 mil pessoas saíram do analfabetismo no Estado. A taxa de analfabetismo considera as pessoas de 15 anos ou mais.
A pesquisa mostra que o analfabetismo é um problema histórico no Maranhão. Segundo o mesmo levantamento, quase metade das pessoas analfabetas no Estado tem 60 anos ou mais.
Ou seja, os mais velhos sofreram mais as consequências da falta de investimento necessária na educação nas últimas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.