1001 Classificados

DIA DE FINADOS: CEMITÉRIOS ESTÃO SENDO PREPARADOS PARA AS HOMENAGENS

Os cemitérios do município de Pedreiras estão sendo preparados para a homenagem aqueles que já partiram desse mundo. Familiares iniciaram limpezas em túmulos e jazigos para a data que lembra os entes queridos. A secretaria de Infraestrutura do município realiza também a limpeza nos cemitérios, onde são feitas capinas, podas de árvores, retirada de entulhos, para os locais estarem limpos nesse dia de visitação.
No início da história da Igreja, os cristãos rejeitavam totalmente a ideia de relacionamento com mortos. Nessa época, o pensamento predominante era o de que as almas simplesmente ficariam adormecidas até o momento do julgamento final. No entanto, ao mesmo tempo em que o cristianismo era difundido pela Europa, acabava anexando elementos de outras culturas.
Acredita-se que a tradição do Dia de Finados tenha surgido a partir dos celtas, povos que acreditavam na vida após a morte e separavam uma data anual para homenagear e evocar os mortos. 
De fato, pode-se dizer que o grande responsável pela popularização do costume de orar pelos entes que já se foram foi o monge beneditino Odilo de Cluny, o qual determinou no ano de 998 que todos os membros de sua abadia fizessem preces por essas pessoas. Nascida na França, a tradição acabou se propagando por toda a Europa, até que o Dia de Finados foi oficializado durante o século XI, por meio dos papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX. Já a data (dia 2 de novembro) foi estabelecida mais tarde, no século XIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.