1001 Classificados

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: MOVIMENTO NEGRO VAI AO TRIBUNA E FALA DA IMPORTÂNCIA DA DATA

Em virtude do dia da Consciência Negra foi feriado pela primeira vez no Estado. E em Pedreiras apesar do feriado, o comércio funcionou normalmente, mas somente até as 13h. Membros do Movimento Negro, aproveitaram na terça-feira, dia 20 de novembro, para falar sobre a importância da data. Alguns deles concederam uma entrevista ao Programa Tribuna 101 da Rádio FM Cidade, entre os quais, Isael Sousa, Coordenador do Movimento de Conscientização Negra na cidade e região. Ele lembrou que a data não é de comemoração, mas de uma profunda reflexão. “Estamos na verdade fazendo o nosso trabalho desde a fundação do movimento há mais de 10 anos e é uma continuidade. E hoje uma data importante não para comemorar, porque o tráfico negreiro, a escravidão, preconceito racial, descriminação não se comemora, mas fazer uma reflexão, de renovação, de expectativas de dias melhores. O Brasil só será um país justo, quando tiver uma sociedade organizada. É por isso que estou no movimento negro, no movimento de bairros, no movimento estudantil”, Disse Isael.
A importância desse dia, está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.
Durante o governo Lula (2003-2010), a Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, determinava a inclusão da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’ no currículo escolar. Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra:
Art. 79-B O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’. 
O dia da Consciência Negra não se constitui feriado nacional, mas estadual e em mais de mil cidades, feriado municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.