1001 Classificados

ENTREVISTA | PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO É ENTREGUE NA CIDADE DE PEDREIRAS.


Na manhã dessa sexta-feira (13), foi realizado no Centro Comunitário Paulo VI, na cidade de Pedreiras, a audiência pública, aonde foi entregue o Plano Municipal de Saneamento Básico, que já vem sendo desenvolvido há muito tempo, e que trará grandes melhorias para cidade. A Equipe do Tribuna 101 esteve no local entrevistando algumas autoridades.  

O Secretário do MEIO AMBIENTE da cidade de Pedreiras, Francisco Flávio afirmou acerca do evento: 
“A estruturação desse plano ainda em 2014, ainda na gestão do secretário Ivo, e na gestão do ex-secretário Simão Reis, teve a primeira audiência em 2017, esse plano tem 04 etapas, hoje está sendo concluída a quarta etapa, e a entrega do plano de saneamento básico para o Município, pois todo o Município em nível nacional deve estar se adequando à lei, tem que estar com seu plano em dias, para poder estar buscando o recurso na união para assim melhorar nossa cidade na questão do saneamento básico, canalização e tratamento do esgoto, água potável, coleta de lixo. Então todo Município tem que ter essa parceria, tem que estar legalizado na questão da lei de planejamento. Nós estamos sendo agraciados com esse presente, Universidade Fluminense está nos entregando esse plano onde daqui vai se dar o pontapé inicial depois de ser publicado, tem que 15 dias o Município para decretar e publicar, aprovando esse plano Municipal.” 

O Plano foi aberto para a toda a população, aonde um número significativo de cidadãos compareceu, todavia, o secretário afirmou diz que poderia ter muito mais, mas está satisfeito pelo grande ganho do Município. 


“A partir de agora o gestor vai poder estar buscando esse recurso para a canalização, resíduos sólidos, para que possa ter na nossa cidade a questão do aterro sanitário, porque o Município em si, não tem recurso para manter esse aterro, mas agora com esse plano, a gente tem esse recurso federal, aonde pode estar buscando para que o Governo Federal venha mandar recurso. É um ganho muito grande, parabenizar os ex-secretários de meio ambiente, ao gestor municipal, à toda equipe do meio ambiente, quem ganha é a sociedade Pedreirense.” 

A Engenheira Ambiental, Débora Dana, da Universidade Fluminense afirmou que o plano é de suma importância para o Município no que se refere ao saneamento básico, pois este não possui recursos suficientes para tratar de tal questão, no momento.  


O saneamento está intrinsecamente relacionado com a saúde pública, logo, a cidade que dá importância para esse ponto está melhorando significativamente a saúde de toda a sua população. 
A Engenheira disse que tal plano vem sendo construído nos últimos três anos, aonde a Universidade citada veio diversas vezes até o Município para realizar o diagnóstico dos principais problemas que acarretam a cidade. E encima destes, pode ser dito e planejando, como resolver tais questões.  


Os dois problemas que mais afetam o Município, segundo a Débora são o esgotamento sanitário, ou seja, “O mesmo rio que abastece o Município (Rio Mearim), é o mesmo usado para deságua do esgoto, o esgoto não é tratado, o que está contaminando o rio. Então quando volta para a população, a gente está gastando muito mais no tratamento dessa água porque a gente está despejando o esgoto nela.” 


O outro problema é o lixão do Município, que por lei, segundo a Engenheira, já deveria ser fechado e continua sendo utilizado como área de disposição de resíduos. 

O Prefeito de Pedreiras, Antônio França, que também esteve no evento afirmou: 
“É o fechamento de outras audiências que tiveram, é a importância é muito grande para o Município, que já completa 100, pois nós sabemos a dificuldade que encontramos aqui na questão de saneamento básico, existe uma política que diz que saneamento básico não gera voto. É um pensamento negativo, torto, que gera prejuízo para o Município, que acaba tirando voto para o gestor que não tenha esse compromisso. Nós sabemos da importância que é cuidar do nosso igarapé, da nossa água, e Pedreiras hoje tá dando um pontapé muito importante, aonde sabemos que esse diagnostico que foi construído durante esses meses, na questão do saneamento básico, que vai nos dar diretrizes, para buscarmos recursos a níveis federais, baseado em leis, para que assim possamos estar cuidando melhor do nosso Município  na questão dos igarapés. É um novo momento para a cidade de Pedreiras” 


Sobre o sofrimento que o Bairro Maria Rita sofre no que se refere a drenagem da água na avenida principal, o Prefeito afirmou que o plano será importante para buscar recurso para resolver tal problema, com apoio no nível federal no que se refere a recursos. 


José Filho, Presidente do comitê de bacias hidrográficas do Município, disse: 
“Para nós Pedreirenses, é de fundamental importância ter esse plano de saneamento básico, mas, o comitê de bacias do Rio Mearim é um passo extraordinário para que possamos concluir um dos instrumentos mais importantes para a recuperação dos nossos recursos hídricos, que é a construção do plano de bacias, sem esse plano de saneamento básico, ficaria impossível fazer o plano de bacias, pois esse vai direcionar nossas ações para que possamos recuperar os nosso recursos hídricos. Então Estado do Maranhão está de parabéns por estar concluindo esse plano de saneamento básico, que é ponto fundamental para o crescimento socioeconômico e ambiental do Município.” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.