1001 Classificados

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE PEDREIRAS FALA A RESPEITO DE PIRACEMA E AUDIÊNCIA PÚBLICA.


SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE, FRANCISCO FLÁVIO.

A Equipe da tribuna 101 entrevistou o Secretário de Meio Ambiente do Município de Pedreiras, Francisco Flávio, a respeito da audiência pública que será realizada nessa sexta-feira (13), no Centro Comunitário Paulo VI. Na oportunidade, também foram abordados temas referentes à Piracema.  

Secretário afirmou que a partir das 8h00Min será entregue o Plano Municipal de Saneamento Básico, aonde esse mesmo teve sua estruturação iniciada no ano de 2014, com 04 etapas, em 2017 teve sua primeira audiência, no qual a última será realizada nessa sexta-feira, aonde toda a população é convocada para participar.  
Através de tal plano, o município vai poder estar formalizando convênios com recurso federal, e FUNASA 

Francisco Flávio afirmou: 
“Ganho muito grande para Pedreiras, esse plano tem 20 anos, para que o Município se adeque, aonde a gente vai buscar recurso federal para questão de canalização de esgoto, água potável. Então é um ganho muito grande, mas a população precisa participar e dá sua opinião. A Faculdade Fluminense Botafogo do Rio de Janeiro vai estar presente, também a CAEMA representada pelo Estado, Prefeito e Vereadores, e o mais importante, a participação da população, aonde convidamos a todos para que se façam presentes a partir das 8h00Min no Centro Comunitário Paulo VI” 

Serão abordados quatro eixos durante a audiência pública “Abastecimento de água potável” “esgotamento sanitário” “Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas” “Limpeza e manejo dos resíduos solidos". Tais tópicos geram um grande ganho para o Município no que se refere à saúde, pois uma cidade com tais aspectos redime doenças e estabelece um padrão mais saudável para sua população.  

O secretário ainda disse: 
“Vamos estar organizando nossa cidade, estamos aptos a estar buscando esse recurso federal, na questão do saneamento e dos resíduos solidez. Até 2021 toda cidade com até 50 mil habitantes, tem que estar com seu aterro sanitário funcionando, nosso Município não tem como se manter com recurso próprio do Município, mas como já está sendo entregue esse plano, nós podemos buscar o recurso federal para que Pedreiras venha a ser contemplada com o aterro sanitário” 

No que se refere a Período da Piracema e sua fiscalização, Francisco Flávio disse: 
“Nós tivemos por volta de 04 vezes pedindo aos comerciantes de peixes que não comprasse peixe no período da Piracema, porque é crime. Na sexta vez que foram lá, foi constatado espécies muito pequenas e ovadas, e foi apreendido um total de 20 kg. E tivemos também dentro do rio, alguns enganchos, cordas, e também educamos, quando a gente encontrava o cidadão lá dentro do rio com enganchos, nós pedíamos para retirar, levar para casa e deixar passar a Piracema, que é até 30 de março. Muitos alegavam não receber, mas segundo informações, todos eles que são legalizados, estão recebendo o seguro defeso. Já tem 30 dias que não estamos fiscalizados, deixamos para suas consciências, pois essa cadeia alimentar, eles que tinha que fiscalizar para manter o sustento deles. Quem tinha que fiscalizar eram os próprios pescadores, mas infelizmente eles não usam de suas consciências. Nó vamos voltar a fiscalizar a próxima semana, no rio, e no mercado” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.