Três casos de Sarampo foram confirmados recentemente nos Municípios de Pedreiras, Lago da Pedra e Lima Campos. No Maranhão, ao todo são 06 casos confirmados até o momento.
A coordenadora de vigilância epidemiológica, Suzana Pacheco, concedeu uma entrevista ao Tribuna 101 esclarecendo sobre as recentes confirmações da doença.
Ela declarou: “primeiramente teve o caso em Lago da Pedra, depois nas últimas semanas foi constatado através de exames a ocorrência em Lima Campos, e logo após na zona rural de Pedreiras, dois dos casos vieram do Estado de São Paulo, e um de Teresina. Como temos uma equipe de resposta rápida na Regional em cada Município, foi tudo feito rápido. Constatou – se o caso, o paciente deu entrada no Hospital e foi atendido, logo após foi feita a coleta de material do paciente para a comprovação do caso. Automaticamente em seguida, foi realizado o bloqueio vacinal da família e por onde as pessoas infectadas andaram. Todas as demais providências foram tomadas. Mas graças a Deus, tudo está controlado, tudo que vem acontecendo nos municípios temos conhecimento e repassamos para o Estado."
A secretária Regional de Saúde tem acompanhado os trabalhos feitos pelos municípios a respeito do bloqueio desses casos confirmados, além de disponibilizar a vacina.
O Sarampo é uma doença grave, podendo levar até mesmo a morte. A segunda etapa de imunização inicia dia 18 de novembro, a fase visa atingir adultos de 20 a 29 anos que não estão com o caderno de vacinação em dia, terão até o dia 30 de novembro, quando termina a campanha.
É muito importante que todos que estão em período de imunização procurem o posto de saúde mais próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.