1001 Classificados

PEDREIRAS: AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENDEMIAS SÃO EMPOSSADOS

Nessa tarde de segunda-feira, dia 25 de junho, tomaram posse no prédio da Prefeitura Municipal de Pedreiras, 09 Agentes Comunitários de Saúde e 02 de Endemias. Eles foram empossados pela Secretária de Saúde Karen Cíntia e irão trabalhar nos locais pra suprir a necessidade de carência desses profissionais no município.
Função do ACE - Agente Comunitário de Endemias:  Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária e fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE), um trabalhador de nível médio que teve suas atividades regulamentadas em 2006.
Função do ACS, Agente Comunitário de Saúde: O Agente Comunitário de Saúde é capacitado para reunir informações de saúde sobre uma comunidade. Na concepção inicial, deveria ser um dos moradores daquela rua, daquele bairro, daquela região, selecionado por ter um bom relacionamento com seus vizinhos e condição de dedicar oito horas por dia ao trabalho de ACS. Orientado por supervisor (profissional enfermeiro ou médico) da unidade de saúde, realiza visitas domiciliares na área de abrangência da sua unidade, produzindo informações capazes de dimensionar os principais problemas de saúde de sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.