1001 Classificados

GOVERNO DO MARANHÃO APRESENTA PLANO DIRETOR DE DRENAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MEARIM


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), apresenta, até o dia 15 de junho de 2018, o Plano Diretor de Drenagem da Bacia Hidrográfica do Mearim. Durante esse período, será feita a realização de seminários em 14 cidades polos, para um público formado pela sociedade civil, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Conselhos e Comitês.
As apresentações do mecanismo legal já estão em andamento, sendo que Grajaú, Barra do Corda, Itaipava do Grajaú e Presidente Dutra foram as quatro primeiras cidades a sediarem o evento, nessa última semana;
O Plano Diretor de Drenagem da Bacia Hidrográfica do Mearim, já concluído, norteia soluções estruturais (obras) e não estruturais (programas), para reduzir os efeitos das enchentes, que ocorrem de forma frequente nessa Bacia. Foi realizado um orçamento de quanto cada município pode investir em infraestrutura, no sentido de minimizar os resultados das inundações, devido à concentração da água de chuva em excesso.
O documento também é básico para a aplicação de recursos, que vão melhorar significativamente a qualidade de vida da população pertencente aos 83 municípios inseridos na bacia, pois o plano dá um diagnóstico e um prognóstico de toda a região de drenagem dos rios e seus afluentes. A partir daí, conforme a MPB Engenharia, pode ser realizada uma gama de ações com prazos definidos, e com responsabilidades e atribuições acertadas, de modo a se buscar, com maior probabilidade de êxito, a execução de obras necessárias e o alcance dos resultados desejados.

DADOS DA BACIA DO MEARIM:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a Bacia Hidrográfica do Rio Mearim é a maior do Maranhão e ocupa 29,84% da área total do estado. Segundo pesquisa realizada pelo órgão, são aproximadamente 99.058 quilômetros quadrados e a bacia abrange 83 municípios, que juntos somam 1.681.307 habitantes, o que representa 25,6% da população maranhense.
O Rio Mearim, com 930 quilômetros de extensão, nasce na serra da Menina, entre os municípios de Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras e São Pedro dos Crentes, em altitude entre 400 e 500 metros e deságua na Baía de São Marcos, entre São Luís e o município de Alcântara.

SEMINÁRIOS:
O seminário de apresentação do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Mearim já foi realizado em Grajaú (22), Itaipava do Grajaú (23), Barra do Corda (24) e Presidente Dutra (25). Em sequência, os próximos municípios serão: Penalva (28/05), 14h; Vitória do Mearim (29/05), 9h; Santa Inês (30/05), 9h; Bacabal (05/06), 9h; Trizidela do Vale (06/06), 9h; Esperantinópolis (07/06), 9h; Joselândia (08/06), 9h; Buriticupu (12/06), 15; Arame (13/06), 10; Santa Luzia (14/06), horário ainda não definido; e Pio XII (15/06), 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.