1001 Classificados

PEDREIRAS: JUSTIÇA DO TRABALHO REALIZA SEMANA DO MUTIRÃO PRA EMISSÃO DE CARTEIRA DE TRABALHO


A partir de hoje 18 de junho, está acontecendo na justiça do trabalho na cidade, o mutirão para a emissão de carteira do trabalho. Essa ação vai até a próxima sexta-feira. Para você que ainda não tem a carteira de trabalho e está com 14 anos completos, é só se dirigir ao Bairro Mutirão na Avenida Marly Boueres  e levar algum documento de identificação como, identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, sendo originais e não há necessidade de xerox e foto. Pra requisitar a segunda via, se a carteira foi roubada ou perdida, a pessoa deve levar um boletim de ocorrência. 
“A procura ainda está pouca, mas nós estamos preparados pra atender bastante pessoas e vamos com esse atendimento até próxima sexta-feira dia 22”, Disse João Batista, Diretor do Posto do Ministério  do Trabalho em Pedreiras.
A Carteira Profissional, que originou a atual Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPs), foi criada no governo Getúlio Vargas, em março de 1932. Trata-se de um documento que registra o histórico profissional e garante direitos como salário, férias, 13º salário, seguro-desemprego, aposentadoria, FGTS etc. É por isso que, há 80 anos, tanta gente busca ter a “carteira assinada”, trabalhando numa empresa que registre os funcionários e garanta os benefícios. Antes da CTPs, só havia a “carteira de trabalhador agrícola” e os empregadores mantinham registros dos empregados apenas para fins contábeis. Desde 2011, o documento é impresso em papel-moeda, com inscrições timbradas na capa e informações digitalizadas em código de barras. O objetivo é evitar fraudes no preenchimento e facilitar o acesso do trabalhador a números atualizados sobre tempo de serviço e benefícios, além de integrar esses dados numa base nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.