1001 Classificados

TRIZIDELA DO VALE: TEM INÍCIO HOJE, DIA 28 DE JUNHO, A TRADICIONAL VAQUEJADA


A grande vaquejada do Parque Maratá em Trizidela do Vale tem início hoje na sua edição  de número 29. O evento movimenta a economia não só da cidade, mas de Pedreiras também, pois recebe nos dias de festa pessoas de outros municípios e estados. Na abertura que acontece hoje, quinta, dia 28 de junho a partir das 19:00 hs, tem noite cultural com apresentações de quadrilhas e bumba meu boi. As 22h show com Forró Sacuda e Banda aberto ao público. A programação se estende até domingo com muitas atrações e premiações para os vaqueiros que irão disputar a corrida na pista de vaquejada.
Considerada um esporte, a vaquejada é uma atividade que ocorre na região Nordeste do nosso país, como no Rio Grande do Norte, em Pernambuco, no Ceará, na Paraíba, na Bahia, no Sergipe, entre outros. Embora típica dessa região, também podemos encontrá-la no Rio de Janeiro e em Minas Gerais (região Sudeste). No entanto, o berço das Vaquejadas é a cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte.
Durante a competição, dois homens, a cavalo, perseguem um boi, até emparelhá-lo entre seus cavalos. O objetivo é levar o animal às duas últimas faixas de cal, marcadas no chão onde ocorre a competição. Nesse local, o boi deve ser derrubado pelo puxador, um dos vaqueiros. Este tem a função de puxar o rabo do boi, derrubando-o dentro da faixa apropriada. O outro vaqueiro, o batedor de esteira, tem a função de levar o boi para o derrubador, empurrando-o com as pernas do seu cavalo.
Breve história da vaquejada
Antigamente, quando não havia cercas no sertão nordestino, os bois eram marcados e soltos na mata. Após alguns meses, os peões, contratados pelos coronéis, entravam na mata cerrada em busca dos animais, fazendo malabarismos com seus cavalos para escaparem dos arranhões de espinhos e pontas de galhos secos. Mesmo assim, os bravos vaqueiros perseguiam, laçavam e traziam os bois aos pés do coronel. Essa valentia e habilidade dos peões fez com que surgisse, décadas depois, a vaquejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.